terça-feira, 12 de janeiro de 2016

JOVEM INFRATOR É ENFORCADO EM LENÇOL E MORTO POR COLEGAS


Um adolescente de 14 anos foi morto na Unidade de Internação de São Sebastião, no Distrito Federal, na tarde desta segunda-feira (11/1). Ao G1, a Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude informou que o jovem foi enforcado pelo companheiro de quarto. De acordo com o Sindicato dos Servidores da Carreira Socioeducativa (Sindsse), o jovem foi morto por volta de 16h com um lençol enrolado no pescoço após um desentendimento entre internos. "O que matou disse que o menor de 14 anos estava lhe oprimindo. Segundo o jovem, ele era obrigado a lavar cuecas e roupas. 
O homicídio foi executado friamente sem dó e nem piedade", disse ao G1 o presidente do Sindsse, Cristiano Torres. Por nota, a Corregedoria da Secretaria da Criança informou que está apurando o ocorrido para verificar possíveis falhas de procedimento dos servidores. Segundo o órgão, quatro adolescentes foram mortos dentro de unidades de internação em 2015. 
Este é o primeiro caso em 2016. Torres também reclama do baixo efetivo da categoria e da superlotação nas unidades. Segundo ele, "adolescentes e servidores ficam expostos por descaso do governo". "A Unidade de São Sebastião sofre dos mesmos problemas que todas as outras unidades de internação do DF. O efetivo é baixo e há mais internos nos quartos do que foi originalmente projetado. Por exemplo, o ideal seria um interno por quarto. Hoje, são dois. 
Além disso, falta um sistema de monitoramento de câmeras que funcione adequadamente." Entretanto, a Secretaria da Criança informa que a Unidade de São Sebastião tem capacidade para 120 internos e hoje tem 119 jovens, além de 3 em sanção. "O efetivo da unidade é de 185 servidores, sendo 97 Atendentes de Ressocialização Socioeducativa (ATRS)." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário