Foi criada como remédio para tratamento de viciados em morfina e como sedativo da tosse em crianças de 1898 a 1910. Dois anos depois, os médicos descobriram que o remédio causa sérios danos ao corpo humano e dependência nos usuários. A heroína foi considerada uma droga e proibida no começo do século 20 em todo o mundo. A droga é injetável e causa dependência já na primeira dosagem, poucos usuários conseguiram deixar o vício. A mesma é extraída do Ópio (Papola), causa overdose, diversas doenças, problemas físicos e mentais, o efeito dura entre 5 a 10 minutos.
2. CRACKC
Considerada uma das drogas mais imundas e destruidoras já criada, o crack é extraído da cocaína e tem um teor químico maior. É encontrada facilmente na capital baiana com o valor médio de R$5. Seu efeito dura entre três e cinco minutos. A medida que o usuário consome, ele irá necessitar quantidades maiores para o consumo. Com a abstinência do crack, a pessoa sente tristeza e depressão.
3. BATH SALTS (ZUMBIE DRUG)
Conhecida como Droga Zumbi, é considerada mais terrível de todas e seus efeitos são incontroláveis no cérebro humano, onde causa fortes alucinações. Quem consome de forma inalada ou fumada, tem ataques de fúria e paranóia. Um fato que chamou atenção de todo o mundo, foi o caso de Rudy Eugene de 33 anos. Após consumir a droga na cidade de Miami (Estados Unidos), ele atacou um morador de rua, espancou e comeu pedaços do rosto da vítima. Não é comum no Brasil.
4. COCAÍNA
O valor padrão mínimo no Brasil dela é de 10 a 50 reais. A droga pode ser cheirada ou injetada, causa overdose e também doenças graves como câncer e sérios danos mentais. Os efeitos da cocaína são euforia, sensação falsa de bem estar e poder. Dura entre 15 a 40 minutos dependendo da qualidade da droga. É raro encontrar a cocaína pura. Geralmente, os traficantes misturam a cocaína com ácido bórico, pó Royal, diazepam e até pó de giz com o objetivo de render mais e gerar mais lucros na venda. As pessoas que a consomem não comem nem dormem adequadamente. Elas podem sofrer uma frequência cardíaca muito elevada, espasmos musculares e convulsões. A droga pode fazer a pessoa sentir–se paranóica, zangada, hostil e ansiosa, mesmo quando a pessoa não está eufórica.
5. ÁLCOOL
Apesar de ser legal, os especialistas afirmam que o álcool causa múltiplos efeitos no cérebro, em experimentos de laboratório com animais aumentava os níveis de dopamina no sistema de recompensa cerebral entre 40% e 360%. Além disso, quanto mais os animais bebiam, mais os níveis subiam. Cerca de 22% das pessoas que bebem desenvolverão dependência do álcool em algum momento da vida. A Organização Mundial da Saúde calcula que, em 2002, 2 bilhões de pessoas consumiram álcool, e três milhões morreram em 2012 por danos causados pela bebida em seu organismo. Outros especialistas classificaram o álcool como a droga mais prejudicial.
6. NICOTINA
É a principal substância viciante do tabaco. Quando se fuma um cigarro, ela é absorvida rapidamente pelos pulmões e transmitida ao cérebro. Em 2002, a Organização Mundial da Saúde calculou que havia mais de 1 bilhões de fumantes e, até 2030, a previsão é que o tabaco acabe com a vida de mais de oito milhões de pessoas por ano. Os animais de laboratório têm a sensatez de não fumar.
7. ÊXTASE
Também conhecida como droga sintética do amor, o êxtase começou a ser comercializada nos anos 80. Sua principal característica é a sensação de felicidade, amor e relaxamento fazendo o usuário se sentir nas nuvens. O consumo é por via oral na forma de pó. No passado, êxtase era usado como medicamento psiquiátrico em pacientes com depressão e ansiedade, porém hoje seu uso é ilegal. Apesar de ser mundialmente inalada suas consequências incluem desidratação, aperto da mandíbula, pulso elevado, pânico, sensação de estar voando e morte.(OMS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário